top of page

OBESIDADE NO BRASIL É PREOCUPANTE

  • Foto do escritor: BEX CORRETORA
    BEX CORRETORA
  • 20 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

Muito tem se falado sobre o aumento da obesidade na população mundial. Realmente, as estatísticas comprovam que existe um crescimento na obesidade mundial, nacional e de nossas crianças.

Os índices de obesidade no Brasil vem crescendo cada vez mais a cada ano. Segundo o novo relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) “Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe”, divulgados o ano passado, o sobrepeso em adultos passou de 51,1% em 2010, para 54,1% em 2014. A tendência de aumento também foi registrada na avaliação nacional da obesidade. Em 2010, 17,8% da população era obesa; em 2014, o índice chegou aos 20%, sendo a maior prevalência entre as mulheres, 22,7%. Outro dado do relatório é o aumento do sobrepeso infantil.

Estima-se que 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso, sendo as meninas as mais afetadas, 7,7%. Isso deve-se á diversos fatores: crescimento econômico, a urbanização e a mudança nos padrões de consumo. Com a rotina acelerada e com diversas atividades no dia a dia, passamos cada vez menos tempo em casa e acabamos optando por alimentos de preparo rápido, ultraprocessados, muitas vezes de baixo valor nutricional, refletindo na alimentação de toda família. Isto acaba desencadeando o sobrepeso e consequentemente diversas doenças, como hipertensão, diabetes e vários tipos de câncer.

O principal fator para prevenir/reduzir a obesidade e suas doenças correlatas é a adoção de hábitos saudáveis. Uma alimentação balanceada aliada a atividades físicas reduzem o risco do aumento de peso.

Difícil aliar esses hábitos a rotina do dia-a-dia e ao nosso bolso (detalhe: um pacote de salgadinho custa R$1,00 quanto um sanduíche natural custa em torno de 7,00 a 10,00. E o suco natural então???)?

Comece com pequenos passos: reduza a junk food, aumente o consumo de frutas, legumes e verduras, aumente o consumo de água e idealmente procure um nutricionista.

Se não tem tempo para ir a academia 03 vezes por semana, tente … sempre que possível descer um pouco mais distante do trabalho e caminhar ou subir escadas. Pequenos ajustes no dia-a-dia fazem diferença. Lembre-se que somos os espelhos das nossas crianças. Dê bons exemplos: leve suas crianças ao parque, jogue bola, ande de bicicleta, incentive os esportes. Além de divertido este hábito fará toda a diferença para sua saúde e de seus filhos.

Que tal começar ainda hoje????


 
 
 

Comentários


bottom of page